Um desmoronamento do telhado de concreto de um ginásio escolar matou 11 pessoas em Qiqihar, na China. Porém, a última vítima foi retirada dos escombros. O incidente aconteceu durante um jogo de um time feminino de vôlei do colégio. Muitas das vítimas são crianças, segundo informações do The Guardian e da Agence France-Presse (AFP).
Autoridades chinesas acreditam que o empilhamento de materiais ilegais no telhado pode ter causado o desmoronamento. Ao todo, 19 pessoas estavam no local no momento do acidente, e quatro delas conseguiram escapar. A operação de busca e resgate envolveu cerca de 160 bombeiros e 39 caminhões.
A região de Qiqihar e várias outras partes da China tiveram fortes chuvas nesse fim de semana, ocasionando inundações em diversas áreas. Uma investigação preliminar revelou que, durante a construção, trabalhadores colocaram, de forma ilegal, perlita no telhado do ginásio – um mineral com alta absorção de água.
Sob chuvas persistentes, a perlita absorveu água e ganhou peso, resultando no colapso do telhado. Os responsáveis pela construtora foram levados sob custódia, segundo a agência de notícias estatal. O caso, ainda assim, terá uma investigação mais aprofundada.
Redação Jornal Correio do Pará
Foto: Reprodução