Vale promove campanha de segurança na ferrovia para evitar acidentes durante Carnaval

Alertas servem para evitar que pessoas e veículos cruzem a ferrovia fora das passagens oficiais ou sob o efeito de bebida alcoólica durante o feriado prolongado.

A partir de sexta-feira, 25, a Vale realizará uma campanha de segurança ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC) com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotarem comportamentos seguros ao cruzar a ferrovia durante o Carnaval.

Nessa época, é comum a realização de festas próximas à linha e o aumento de veículos e motocicletas cruzando a via. A decisão de manter a campanha de carnaval acontece mesmo com a suspensão das festividades por parte de algumas Prefeituras do Maranhão e do Pará, devido à pandemia de Covid-19.

“Decidimos manter a campanha mesmo com os decretos locais por conta do feriado prolongado, pois observamos que existem festas particulares e aglomeração em bares ao longo da ferrovia. Com isso, aumenta o consumo de bebidas e a atenção ao cruzar a via pode ser comprometida. Não dá para descuidar da segurança e arriscar a vida. Vamos atuar juntos para evitar que acidentes fatais ou materiais aconteçam e que seja um período apenas de alegria e tranquilidade”, afirmou Andreia Andrade, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale.

A programação inclui mensagens nas principais rádios, cards enviados via WhatsApp para comunidades e diálogo com aqueles que forem flagrados em situações de risco pelas equipes da empresa, que atuam 24h por dia checando as condições da via.
A campanha promovida pela mineradora será realizada em diferentes pontos da EFC, tanto no Maranhão quanto no Pará, já que a ferrovia percorre 27 municípios entre os dois estados, cruzando mais de 300 comunidades.

 

Dicas simples que evitam situações de risco ou acidentes

Perto da ferrovia é preciso redobrar a atenção e jamais atravessar quando o trem estiver vindo. É importante parar, escutar e sempre olhar para os dois lados antes de cruzar a ferrovia. Este cuidado é fundamental porque um trem, diferente de um carro leve, pode percorrer cerca de um quilômetro antes de parar completamente, mesmo com os freios de emergência acionados.

A travessia segura deve ser feita sempre pelas passagens oficiais como os viadutos, passarelas e passagens em nível. Antes de cruzar uma ferrovia, siga as orientações:

– Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha do trem;
– Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;
– Se beber, não dirija. Nunca tente cruzar a ferrovia após ter consumido bebida alcoólica. Isso diminui seu nível de atenção e pode causar acidentes;
– Não ande ou brinque sobre os trilhos;
– Não estacione seu carro próximo a linha férrea. Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;
– Não tente passar por baixo dos vagões enquanto o trem está parado. Ele pode se movimentar a qualquer momento;
– Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia e não pegue carona nos vagões
Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue para o Alô Ferrovias 0800 285 7000.

  Vale.com
 
VEJA ISSO TAMBÉM