O conhecimento prévio das regras pode evitar atrasos e impedimentos na hora de embarcar. A mineradora também ressalta as medidas de saúde aplicadas às viagens durante a pandemia de Covid-19.
O embarque no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Pará e Maranhão, segue regras estabelecidas por órgãos de fiscalização e leis voltadas ao transporte de pessoas. Além disso, desde o início da pandemia de Covid-19, novos procedimentos de saúde foram adotados para proteger os passageiros e tripulação. Então, para evitar contratempos ou impedimentos na hora de pegar o trem, veja os principais cuidados e atitudes a serem seguidas:
Documentação necessária para o embarque:
Para transportar material eletrônico é necessário apresentar nota fiscal; Não é possível despachar material perecível; É proibido o transporte de plantas e de produtos perigosos (inflamáveis, alvejantes, explosivos, ácidos, veneno, substâncias infecciosas, objetos perfuro cortantes, armas de fogo, dentre outros).
Somente é possível transportar animais mini ou pequeno porte (até 10kg) desde que ele esteja acomodado dentro de uma casinha, na qual o animal doméstico consiga ficar de pé, dar uma volta e deitar-se dentro dela; Necessário apresentar a carteira de vacinação do animal e atestado sanitário emitido pelo veterinário (validade de 10 dias); Outros animais – com exceção de cão e gato – necessitam apresentar Guia de Trânsito Animal (GTA);
Acima de 12 anos, e abaixo de 16 anos, o menor viaja acompanhado por responsável, portando documento oficial com foto. Dependendo da relação de parentesco (tios, avós), também será necessária a apresentação da certidão de nascimento; Importante: havendo divergência dos sobrenomes nas documentações apresentadas não será possível o embarque. A partir de 16 anos, o menor pode viajar desacompanhado, portando seu documento oficial com foto; Embarque ou despacho de alimentos congelados:
Caso passageiro apresente sintomas gripais no momento do embarque, ele será orientado a não embarcar e a procurar atendimento médico. Caso os sintomas se apresentem durante a viagem, ele será acomodado em local adequado para evitar maior exposição até seu destino.
Sai de São Luís, da estação do Anjo da Guarda, às segundas-feiras, quintas e sábados, sempre às 8h. Necessário chegar ao local com pelo menos uma hora de antecedência; Sai de Parauapebas (PA) para São Luís nas terças, sextas e domingos, às 6h e chega em São Luís por volta das 23h; A compra de passagens deve ser feira prioritariamente pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros Ficou alguma dúvida? Quer esclarecer outro ponto? Entre em contato com o Alô Ferrovias, que funciona 24h, 7 dias por semana: 0800 285 7000. Vale.com
|