Agora não tem desculpa para você não tirar o título eleitoral, os jovens de 15 anos que irão completar 16 anos antes do dia da eleição, já podem requerer o primeiro título de eleitor. A solicitação pode ser feita sem sair de casa, acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo limite para emitir o título de eleitor é 4 de maio de 2022.
O voto é facultativo para os jovens menores de 18 anos, porem essa é a oportunidade de você exercer o seu direito de cidadão brasileiro e escolhendo quem serão os próximos governantes do país.
Passo a passo para emitir o título de eleitor
1- Acesse o Sistema TítuloNet (clicando aqui). Informe o estado em que você mora e clique em “Próximo”.
2- Leia com atenção as informações e separe os documentos obrigatórios que serão necessários para anexar no seu pedido. Tire foto de cada um deles e já deixe disponível no seu computador (ou no celular) para quando for solicitado. Em seguida, clique em “Próximo”.
3- No campo “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho. Em seguida, preencha as informações como nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Depois é só clicar em “Próximo”.
4- Na tela seguinte, preencha o restante das informações. Depois, será necessário anexar as imagens dos documentos obrigatórios. Foto segurando o documento de identificação, imagem frente e verso do RG e comprovante de endereço são obrigatórios para todos.
Selecione o arquivo de cada um dos documentos solicitados para fazer o upload. Em seguida é só clicar em “Próximo”.
5- Preencha as informações sobre o seu endereço, que devem ser as mesmas do comprovante de residência anexado na tela anterior.
6- De acordo com o seu endereço, o site irá fornecer as opções mais próximas para você escolher como local de votação. Selecione a que mais te interessa e clique em “Próximo”.
Na tela seguinte, todas as informações do seu requerimento estarão disponíveis para conferência. Veja se está tudo digitado corretamente e depois conclua o processo. Pronto, seu pedido foi realizado.
Acompanhamento da solicitação
É possível acompanhar a tramitação do pedido pela internet. Basta acessar aqui e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.
Caso não tenha o número de protocolo, é possível acompanhar o pedido informando o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.
Emissão do título de eleitor
Assim que o processo for finalizado, é necessário acessar o aplicativo e-Título para acessar a versão digital do título de eleitor. O aplicativo está disponível para Android (clique aqui) e IOS (clique aqui) e pode ser instalado em telefone celular ou tablet.