Vereadora pede ao Poder Executivo criação do cargo de psicólogo escolar e educacional

0
229

O objetivo de inserir psicólogos na educação é auxiliar alunos, professores e direção escolar em suas relações. O atendimento psicológico pode melhorar a qualidade de vida, fomentando o conhecimento que temos a cerca de nós mesmos e mudando a nossa perspectiva relativamente ao outro e ao mundo.

À semelhança dos adultos, as crianças e adolescentes vivenciam dificuldades e conflitos que, muitas vezes, estimulam o desenvolvimento das dificuldades de adaptação a nível comportamental emocional e cognitivo, prejudicando a integração e o bem estar nos seus diversos contextos de vida.

Dentre as várias possibilidades de atuação de psicólogos escolares, estes profissionais podem monitorar o progresso dos alunos, diminuir os encaminhamentos inadequados para a educação especial, planejar programas de educação individualizada apropriada para os alunos com deficiência. Os psicólogos ainda poderão prevenir de bullying e de outras formas de violência, bem como reforçar as parcerias família-escola.

Para proporcionar essas melhorias no ambiente escolar, a vereadora Eliene Soares (PMDB) apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (19) a Indicação 249/2017, na qual explicou que o psicólogo escolar e educacional irá permanecer na escola em todo o período de aula, ao longo da semana. Os profissionais irão observar a rotina dos alunos sob sua responsabilidade, de forma a atuar junto a eles de modo corretivo aos primeiros sinais de comportamento antissocial ou atitudes agressivas ou depressivas.

“Minha intenção é buscar ações preventivas para que nossos alunos não se enveredem por caminhos tortuosos, como vícios ou violência física, como mecanismo de fuga ou resposta”, destacou Eliene Soares.

A proposição foi aprovada pelos demais parlamentares e será encaminhada ao Executivo municipal, onde será feito estudo de impacto financeiro e viabilidade de execução do pedido.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldir Silva (AscomLeg)

Deixe uma resposta