Josemir Silva (União), Zacarias Marques (MDB) e Miquinha (PT) demonstraram preocupação com a conservação das vias de Parauapebas e apresentaram proposições com pedidos de pavimentação asfáltica, abertura de ruas e recuperação de estradas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (4).
Pavimentação asfáltica
Foi por meio da Indicação nº 221/2024 que Josemir Silva solicitou ao governo municipal a pavimentação asfáltica com meio fio, drenagem e ampliação na Rua Antônio Bandeira, no Bairro Liberdade 2.
De acordo com o vereador, o crescente fluxo de veículos e pedestres tem gerado problemas, como engarrafamentos, acidentes e dificuldades para o tráfego de ambulâncias e outros veículos de emergência. “A ampliação e o asfalto dessa via permitirão uma maior fluidez no trânsito, facilitando o deslocamento diário dos moradores, com segurança”, enfatizou.
Abertura de rua
Já Zacarias Marques sugeriu na Indicação nº 222/2024, a realização de um estudo de viabilidade para a abertura de uma via que conecte as Ruas 118 e Novo Paraíso, com saída para a Rua Santiago, visando facilitar o tráfego entre os bairros Jardim Canadá e Betânia.
Zacarias relatou que a principal queixa dos moradores da região é referente a distância que precisam percorrer para ter acesso a rota dos transportes coletivos, escolares e das empresas, tendo em vista que os veículos atualmente circulam pela Rua Novo Paraíso. “Como resultado, os residentes são obrigados a percorrer um trajeto mais longo pela Rua 118 para chegar às paradas de ônibus e pontos de embarque de seus veículos”, descreveu.
O vereador acrescentou ainda que a abertura da rua também beneficiaria os moradores do Bairro Céu Azul, pois facilitaria o acesso ao Bairro Jardim Canadá.
Recuperação de estradas
Por fim, Miquinha pediu, por meio da Indicação nº 224/2024, a recuperação das estradas e vicinais da Palmares II e do Assentamento Paulo Fonteles, que estão em péssimas condições e levam os moradores a conviver com a poeira no verão e buracos e lama no inverno.
Na proposição, o parlamentar ressaltou que as estradas são responsáveis pelo acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer, além do escoamento da produção agrícola e, consequentemente, pelo abastecimento das zonas urbanas.
“É através dessas vias que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais, garantir que essas estradas estejam trafegáveis, é ter compromisso com o homem do campo e com a dignidade do cidadão”, enfatizou.
As três indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen, com cópias para as secretarias de Obras e de Governo.
Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2024