Centro de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste ultrapassa 800 procedimentos

Fundamental para o diagnóstico e tratamento de doenças crônicas, o serviço proporciona rapidez no atendimento e qualidade de vida aos pacientes

O Centro de Hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá, registrou nesta semana 820 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. A unidade é referência regional para mais de um milhão de pessoas, de 22 municípios da Região de Integração Carajás.

Funcionando desde junho de 2022, fortalecendo a rede de saúde pública do Governo do Pará, o Centro de Hemodinâmica é considerado um dos mais modernos do País, com estrutura para realizar procedimentos como cateterismo, angioplastia, arteriografia e embolização cerebral, por meio de cirurgias minimamente invasivas.

O tratamento com recursos de hemodinâmica evita que o paciente seja submetido ao risco de uma cirurgia invasiva, permitindo uma recuperação mais rápida e redução de sequelas. Ao mesmo tempo, cria a possibilidade de tratamento de pacientes idosos e/ou com doenças crônicas graves.

Humanização

Máximo Fernando da Silva, 43 anos, residente no município de Parauapebas, foi um dos pacientes atendidos na unidade gerenciada pela Organização Social Pró-Saúde. Ele realizou cateterismo para avaliar as condições do coração e das artérias coronárias. O exame é essencial para diagnosticar e tratar diversas doenças cardíacas.

“Realizar um procedimento de alta complexidade como esse assusta, mas a equipe foi sensacional e passou muita segurança. A humanização e o respeito envolvidos ao longo do tratamento também foram responsáveis por eu me sentir melhor agora. Agradeço aos profissionais que ajudaram a recuperar minha saúde”, disse o paciente.

De acordo com Crísila Reis, enfermeira responsável pelo setor, as intervenções oferecem tratamento para várias doenças cardíacas e neurológicas, desde casos leves até quadros graves, como infarto, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, aneurisma, malformações congênitas e obstruções.

“O uso de técnicas minimamente invasivas para diagnosticar e tratar essas condições fornece um tratamento mais seguro e eficaz aos pacientes, proporcionando recuperação mais rápida e confortável, permitindo que muitos deles possam ser liberados no mesmo dia, após receberem todos os cuidados necessários”, explicou a enfermeira.

A profissional informou, ainda, que o serviço é oferecido nas 24 horas no Hospital, que possui equipamentos modernos, de alta qualidade, e profissionais qualificados e experientes, que são capacitados regularmente.

Qualidade de vida

Para Valdemir Giratto, diretor Hospitalar do HRSP, o novo serviço desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento dessas doenças, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes, que antes precisavam se deslocar aos grandes centros em busca de atendimento.

“É emocionante ver a transformação que o serviço de hemodinâmica tem trazido para a nossa comunidade, com um atendimento de qualidade, equipamentos modernos e uma equipe altamente capacitada. Estamos salvando vidas e garantindo um atendimento mais digno e humanizado para a população da nossa região”, enfatizou o gestor.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso”, na sede municipal de Marabá, foi entregue pelo Estado em outubro de 2006, e desde então é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade oferece atendimento nas especialidades neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, obstetrícia (gestação de alto risco) e cirurgia geral, além de hemodinâmica e hemodiálise. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Texto: Ederson Oliveira – Ascom/HRSP
VEJA ISSO TAMBÉM