Como funciona o botão secreto que poupa combustível e poucos sabem usar

Existe um botão que todo carro equipado com ar-condicionado tem e muita gente ignora ou não sabe usar.

Essa função “secreta”, capaz de reduzir o consumo de combustível, viralizou há poucos meses, com mais de 500 mil curtidas no perfil megansbubble do TikTok.

A postagem explica justamente para que serve e como operar o botão poupador de dinheiro, que ativa a recirculação de ar no interior do veículo. Apesar de trazer vantagens, ele deve ser utilizado com moderação, segundo as próprias montadoras.

“Aposto que você não sabia para que serve esse botão do carro”, diz a tiktoker norte-americana Megan.

A julgar pelos milhares de comentários com dúvidas de internautas na respectiva publicação, a influenciadora está certa. Nós, do UOL Carros, aproveitamos a deixa para esmiuçar o assunto com o auxílio de um especialista.

De acordo com Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, o botão de recirculação bloqueia a entrada de ar externo no interior da cabine, desde que os vidros estejam fechados, e faz com que o sistema de climatização resfrie o ar que já está dentro do habitáculo.

 

Viu o botão com seta estilizada no lado direito? Ele ativa a recirculação do ar, inclusive no modo de ventilação Imagem: Divulgação

O equipamento pega o ar já resfriado e o refrigera mais um pouco, de forma sucessiva, até atingir a temperatura desejada. Assim, o habitáculo gela mais rapidamente e o compressor trabalha menos, poupando combustível”Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia

Romio explica que o compressor, responsável por “empurrar” o gás refrigerante para o interior de um radiador onde o ar é gelado, eleva o consumo por ser acionado pelo motor a combustão, por meio de uma correia. Portanto, quanto menos o compressor trabalhar, mais o seu bolso vai agradecer.

De acordo com estudos, o ar-condicionado pode aumentar em até 10% o gasto de combustível.

Também vale destacar que a recirculação é uma aliada para prevenir o ingresso de ar poluído ou maus odores no interior do carro.

  • Em dias nos quais a temperatura ambiente é menor do que a interna, os vidros podem ficar embaçados
  • Isso acontece devido à condensação do ar quente gerado pela respiração dos ocupantes
  • O problema prejudica bastante a visibilidade e traz risco de acidentes
  • A recomendação das fabricantes de veículos é não acionar a recirculação para permitir o ingresso do ar externo

Hoje em dia, muitos carros, inclusive, desligam automaticamente a função ou impedem sua ativação quando ligamos o ar-condicionado no modo de desembaçamento.

O Volkswagen Taos, por exemplo, tem um sensor que detecta quando os vidros estão prestes ficarem embaçados e desativa a recirculação nesse caso.

O manual do SUV também alerta para o risco do uso prolongado da recirculação, que torna o ar da cabine “viciado” por conta da queda no nível de oxigênio, em decorrência da respiração dos ocupantes.

“O ar viciado pode ocasionar cansaço rápido e falta de concentração do condutor, o que pode causar colisões, acidentes e ferimentos graves. Nunca deixe o modo de recirculação de ar ligado por muito tempo, uma vez que o ar fresco não atinge o interior do veículo. Utilize o modo de recirculação do ar apenas por um curto período e desligue-o quando não for mais necessário”, recomenda a VW.

Alerta semelhante está no manual do proprietário de veículos de outras marcas.

Devido à necessidade de renovação do ar à disposição do motorista e dos passageiros, existem modelos cujo ar-condicionado desativa a recirculação após determinado período. É o caso do Chevrolet Onix, como informa o respectivo manual.

“Caso a recirculação não seja desativada pelo cliente, ela será desativada automaticamente após 30 minutos para permitir que ar fresco entre no compartimento de passageiros novamente”, diz o documento.

Também existem casos nos quais o bloqueio do ar externo é acionado quando você ativa a função Auto, na qual o ar-condicionado busca atingir a temperatura selecionada o mais rapidamente possível.

“Para melhorar a eficiência de combustível e resfriar o veículo mais depressa com o A/C ligado [na função automática], o sistema ligará automaticamente a recirculação em clima quente. A luz de recirculação de ar não acenderá”, destaca o manual do Onix.

Por: Uol

 

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