Criação da Coordenadoria da Pessoa Idosa e implantação de Casa de Apoio são sugeridas por parlamentares

As propostas foram apresentadas pelos vereadores Léo Márcio (Pros) e Zacarias Marques (PP) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (14).

Coordenadoria da Pessoa Idosa

Foi por meio da Indicação nº 35/2023 que Léo Márcio propôs a criação da ‘Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa’, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para articular e integrar as políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

“O objetivo é discutir e articular com as demais secretarias e órgãos públicos, ações e programas específicos para garantir atenção integral aos idosos e contribuir para uma melhor qualidade de vida da terceira idade”, justificou o vereador.

Casa de apoio

Já o vereador Zacarias sugeriu ao governo municipal na Indicação nº 58/2023, que seja realizado um estudo de viabilidade para a implantação de uma Casa de Apoio para pessoas que buscam atendimento via Tratamento Fora de Domicílio (TFD), especialmente de câncer, em Belém (PA).

“Uma casa de apoio propiciará a permanência com mais conforto e menos preocupação aos usuários que necessitam deste tratamento fora de sua cidade. Além de atender as necessidades dos que não tem condições financeiras de pagar tratamento particular ou não possuem convênios via plano de saúde. Vale lembrar que vários municípios com potencial econômico inferior ao nosso já mantêm uma casa de apoio em Belém”, relatou.

Aprovação

As duas indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2023

 

VEJA ISSO TAMBÉM