Crianças e jovens com deficiência do projeto Brasil Diversidade II disputam Corrida de São Sebastião em Parauapebas

Alunos do projeto Brasil Diversidade II, realizado pelo Instituto Incluir, participaram na última sexta-feira da tradicional Corrida de São Sebastião, que homenageia o padroeiro de Parauapebas. A edição 2023 da corrida teve categorias para pessoas com deficiência visual e cadeirantes, e os alunos do Brasil Diversidade II fizeram bonito.

O percurso da prova foi de 7km, distância percorrida pelas pessoas com deficiência visual; os cadeirantes cumpriram trajeto de 5,5km. Os alunos estiveram acompanhados dos professores do projeto, que tem patrocínio da Fundação Vale, Carrefour e Renner e cujas atividades acontecem nas instalações das Usinas da Paz.

“Foi maravilhoso ver como nossos alunos ficaram felizes por participar da corrida. Esta é a verdadeira inclusão”, festeja Patrick de Souza Gonçalves, Diretor Executivo do Incluir.

No fim do ano passado, o projeto ganhou do Governo Federal o Prêmio de Acessibilidade, na categoria Esporte. O prêmio destacava exatamente o trabalho do Incluir no polo de Parauapebas, iniciado em agosto de 2022.

O Brasil Diversidade II oferece a crianças e jovens com deficiência oficinas esportivo-pedagógicas de bocha paralímpica e vôlei sentado, além de acompanhamento nutricional, psicológico, treinamento cognitivo e desenvolvimento biopsicossocial – estes também disponibilizados para os responsáveis pelos alunos.

Como os demais projetos do Incluir, o Brasil Diversidade II é inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e trabalha o esporte como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência.

RPM COMUNICAÇÃO
VEJA ISSO TAMBÉM