O Inova Up busca colaborar com o desenvolvimento socioeconômico da região, fomentando as potencialidades locais e a inclusão produtiva da juventude. O programa tem também a proposta de identificar pessoas com ideias inovadoras, que querem se capacitar e usar a tecnologia para prover soluções para vários desafios da região Amazônica e abordará cinco diferentes etapas da jornada empreendedora: Despertar, Ideação, Pré-Aceleração, Aceleração e Monitoramento.
Para participar, os jovens devem se inscrever no site do programa (www.centroamazonia.org.br/inova-up) até o dia 14 de maio. Além disso, os participantes podem acompanhar as ações do Inova Up nas redes sociais do Instagram @centroamazonia e Facebook-facebook.com/centroamazonia/.
Segundo o gerente do Território Norte da Fundação Vale, Marcus Finco, o projeto integra estratégia da instituição para o desenvolvimento social da região. “Fomentar a inovação e ampliar as possibilidades de trabalho e renda é essencial para desenvolvimento social. Por isso, a Fundação Vale busca valorizar o potencial empreendedor dos jovens do sudeste do Pará e incentivar a criação de caminhos para o desenvolvimento a partir dos saberes da própria região”, destaca.
“O programa é um dos mais arrojados no que diz respeito ao fomento e estímulo à cultura do empreendedorismo sustentável na Amazônia Legal, sobretudo para a Região Sudeste do Pará. O Inova Up passa por todas as etapas da jornada empreendedora. Começa despertando os jovens para as oportunidades locais e termina entregando empresas reais, sustentáveis e lucrativas. Nunca tinha visto um programa como esse na Amazônia”, afirma Raphael Medeiros.
Conheça todas as etapas do Inova Up: o Programa surgiu pela inspiração da fusão dos programas da Fundação Vale com os do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e busca apoiar e fomentar o empreendedorismo sustentável nos municípios de Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas. Com duração de 2 anos, o programa iniciará suas atividades no mês de maio de 2021 de forma virtual.
As duas primeiras etapas são focadas na educação empreendedora, com foco em negócios inovadores e sustentáveis. O programa abrirá vagas para até 400 jovens dos três municípios que participarão de oficinas que permitirão enxergar as oportunidades de negócios sustentáveis que o território oferece.
A pré-aceleração transformará as ideias de negócios em modelos de negócios validados com protótipos testados. Ao final das oficinas (mais robustas) já existe a sinalização de quais modelos tem mais chances de se transformarem em empresas reais. Essa nova transformação acontecerá na fase de Aceleração, onde as equipes com os melhores desempenhos receberão apoio em diversas áreas como: Jurídico, contábil, vendas, marketing, produção e etc, além da possibilidade de receberem capital direcionado para compra de equipamentos, insumos, legalização etc.
A última etapa é a de monitoramento, onde as já empresas sustentáveis receberão acompanhamento técnico durante seu primeiro estágio. |
Sobre a Fundação Vale
Criada há 52 anos, a Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação, saúde e geração de renda, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale. A partir do diálogo e da imersão nos territórios, desenvolve e executa projetos sociais voluntários que visam à melhoria da qualidade de vida e fortalecem o acesso das comunidades aos seus direitos e serviços públicos essenciais.
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia:
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia, é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar na promoção e articulação de negócios sustentáveis na Amazônia. Seu principal objetivo é contribuir para um aumento expressivo nos negócios sustentáveis na Amazônia através do fortalecimento e promoção do empreendedorismo.
Serviço
O que? Inscrições para o Programa Inova Up
Quando? Até 14 de maio de 2021
Onde? www.centroamazonia.org.br/inova-up
vale.com |