Lançamento: Dicionário médico com termos populares utilizado por paraenses

O estado do Pará assim como os demais estados do Brasil possui temos e gírias que são conhecidos apenas em nossa região, alguns turistas e até mesmo paraenses de localidades mais distantes da capital tem uma certa dificuldade de entender algumas palavras.

O estudante de Medicina Wilker Castro Jr,  se deparou com uma situação aonde uma paciente relatou está fazendo o tratamento para “cobreiro” ele por não entender o que seria essa doença, ficou em uma situação bastante complicada e constrangedora, tendo em vista que a sua paciente não conhecia outro o nome para doença, dificultado assim o diagnóstico. O médico pediu ajuda então para uma enfermeira que conhecia o termo utilizado pela paciente.

“Cobreiro” tratasse na verdade de uma herpes-zóste, é uma infecção viral provocada pelo mesmo vírus da Catapora, o Varicela-zoster.

Após o acontecido o médico decidiu elaborar um trabalho de pesquisa intitulado A importância de conhecimentos de termos regionais paraenses para o desenvolvimento e habilidades médicas, realizada com diversos profissionais da saúde, o médico conseguiu coletar os principais termos utilizados pelos pacientes durante uma consulta.

Após coletar todos os termos, o estudante Wilker Castro, elaborou um questionário composto de 10 perguntas, na qual a média de acerto foi baixíssima, 4,4 pontos.

Participou ainda de um processo seletivo no qual ele ganhou uma bolsa de indicação cientifica. Daí surgiu a ideia de escrever um livro com o valor da premiação e assim ajudar outros médicos a identificar alguns termos populares utilizados por paraenses.

No dicionário podemos encontrar mais de 100 dos principais termos utilizados por pacientes durante as consultas, alguns bastantes comuns são “cobreiro”, “rotula” e “caxingando”.

O livro tem 84 painas e pode ser  encontrado no site da Amazon e adquirido através deste link Dicionário médico termos populares paraenses  .

 

 

 

 

VEJA ISSO TAMBÉM