No Regional de Marabá, projeto terapêutico fortalece cuidados com a saúde mental

A iniciativa oferece apoio emocional a pacientes, familiares e acompanhantes

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, referência para 22 cidades da região de integração Carajás, tem se destacado com o projeto “Psicossocial em Ação”, que visa promover a saúde mental e o bem-estar de pacientes, familiares e acompanhantes, por meio de encontros semanais na instituição.

Maria Silva, moradora de Marabá, que acompanha um amigo internado no hospital, enfatiza a relevância do projeto. “Tem fornecido um importante apoio afetivo para nós. Os encontros ajudam aliviar o peso emocional que carregamos ao lidar com situações de saúde desafiadoras, e oferece um espaço seguro para expressarmos nossas preocupações, medos e esperanças”, explicou.

A iniciativa desenvolvida pelo setor psicossocial da unidade do Governo do Pará conta com orientações de psicólogos e assistentes sociais que se reúnem com pacientes hospitalizados, familiares e acompanhantes, com objetivo de estabelecer um espaço seguro e acolhedor para aprofundar diálogos relacionados à saúde mental. A ação interativa estimula os participantes a compartilharam suas vivências e inquietações.

“O nosso projeto cria um ambiente onde os indivíduos possam oferecer apoio mútuo, além de receber orientação de profissionais altamente envolvidos. Acreditamos que, ao abordarmos a saúde mental, estamos promovendo um cuidado integral e holístico, essencial para o bem-estar de todos”, enfatizou Ariane Raquel Oliveira, psicóloga do hospital.

Raquel Fátima, que dá suporte ao filho internado na instituição, falou da sua experiência na ação. “É reconfortante saber que não estou sozinha nas minhas lutas. Poder conversar com outras pessoas que entendem o que estou passando com um filho internado, e receber orientação de especialistas fazem uma grande diferença”, afirmou.

Arlene Pessoa da Silva, coordenadora do serviço psicossocial da unidade, relatou que além do projeto terapêutico, os pacientes recebem atendimento diário à beira leito por parte de psicólogos e assistentes sociais. “Nossa missão é promover o bem-estar psicológico e social dos usuários e seus acompanhantes, oferecendo suporte emocional e orientação em situações adversas, além de trabalhar na prevenção e promoção da saúde mental”, afirmou.

Serviço: O Hospital Regional de Marabá oferece à sociedade um total de 115 leitos, dos quais 77 são unidades de internação clínica e médica e 38 são Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 leitos de UTI adulto, 9 de UTI pediátrica e 9 de UTI neonatal, estrutura que possibilita à instituição atender pacientes em diferentes níveis de complexidade, garantindo um tratamento adequado para cada caso.

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

Fonte: Ascom/HRSP

VEJA ISSO TAMBÉM