Na manhã desta quinta-feira (8), Ananindeua, Belém e Capanema, no Pará, foram alvos de uma operação chamada “Aposentadoria Segura”, da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
O delegado Leonardo, titular da Delegacia de Defraudações da PCSC, explicou que os suspeitos “se passavam por funcionários do INSS, conseguiam os dados das vítimas e, após abertura de contas em nomes dessas vítimas, faziam empréstimos consignados, transferindo esses valores para as contas de um dos investigados”.
Ao todo, 24 mandados de buscas e apreensão foram expedidos contra os três municípios paraenses, incluindo Florianópolis, capital de Santa Catarina. O delegado Leonardo contou que os valores dos empréstimos consignados “eram distribuídos em diversas outras contas para dificultar o rastreio desses valores.
O prejuízo estimado das vítimas de Santa Catarina foi de cerca de R$ 100 mil, e se for considerado o das vítimas de outros estados, o valor passa de 10 milhões de reais. Os investigados foram conduzidos à delegacia com celulares e aparelhos de internet apreendidos pelos agentes de segurança pública.
Após prestarem depoimentos, todas as pessoas que foram encaminhadas à delegacia foram liberadas. Alguns celulares foram devolvidos e outros ficaram apreendidos para subsidiar outras fases da investigação.
Foto: Divulgação | Agência Pará