Parauapebas: Instalação de câmeras de segurança na UFRA e capacitação em Libras são propostas por parlamentares

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (26), os vereadores Cássio da VS-10 (PSD) e Zé do Bode (MDB) apresentaram proposições com pedidos de ações na área da educação.

Monitoramento

Por meio da Indicação nº 406/2023, apresentada por Cássio da VS-10 (PSD), foi solicitada a instalação de câmeras de monitoramento do Centro de Controle e Operações (CCO), na entrada e na área do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Segundo o vereador, por estar localizada em uma região afastada da cidade, a UFRA “tem sentido esse estado de insegurança, e até vivenciado situações de delitos”.

“Isso aponta para a necessidade de priorizarmos a segurança, através da instalação de câmeras de monitoramento, visando inibir comportamentos inadequados e agressivos; contribuir para a segurança dos alunos e professores na chegada, permanência e saída do espaço acadêmico; auxiliar no controle de acesso ao campus; na prevenção de assédio, roubo, violência, vandalismos, proteção do patrimônio e tráfego em áreas próximas à universidade”.

Libras

Ainda na área da educação, o vereador Zé do Bode (MDB) apresentou a Indicação nº 407/2023, propondo a implementação de um programa de capacitação gratuito em interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), aberto aos públicos interessados no município.

“Entendemos que muitos de nossos cidadãos têm o desejo de fazer o curso de Libras, mas enfrentam muitas dificuldades, principalmente financeiras. A oferta de capacitação gratuita em Libras não apenas ajudaria a valorizar o potencial desses cidadãos, mas também criaria oportunidades de emprego e renda para eles”, defendeu.

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas para análise do governo municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

VEJA ISSO TAMBÉM