Saúde: Hospital veterinário, UBS e fornecimento de leite especial são propostos por vereadores de Parauapebas

Uma parceria para a construção de um Hospital Veterinário em Parauapebas, a implantação de mais uma Unidade Básica de Saúde e informações sobre a falta de fórmulas especiais de leite. Esses foram alguns dos assuntos tratados em indicações e requerimentos dos vereadores apresentados e aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (27).

Hospital Veterinário

Por meio da Indicação nº 291/2023, Israel Miquinha (PT) pediu ao governo municipal que firme parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) para a construção de um Hospital Veterinário no município.

“Essa estrutura garantirá que famílias de baixa renda, tanto da zona urbana, com seus animais de estimação, quanto da zona rural, com seus animais de produção, possam receber atendimento de qualidade, pelo bem-estar dos bichos, famílias e agricultores que não conseguem custear o serviço veterinário de seus bichos”, justificou o vereador.

Nova UBS

Já Cássio da VS-10 (PSD) apresentou a Indicação nº 297/2023 pedindo a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Complexo VS-10.

“Além de ter acumulado uma demanda reprimida, a UBS da VS-10 ainda encontra-se muito afastada da população de vários barros que localizam-se ao longo da via, tornando-se necessária uma ação do governo municipal para que seja suprida a alta demanda que advém dessa região”, argumentou o parlamentar.

Fórmula de leite especial

Por fim, o Requerimento nº 38/2023, apresentado por Zé do Bode (MDB), pediu que a Câmara envie ofício ao governo do Estado solicitando informações sobre a falta da fórmula especial indicada para crianças que são alérgicas à proteína do leite de vaca.

Ele relatou que tem recebido relatos de mães sobre a falta das fórmulas especiais. “Diante desses relatos fica nossa preocupação, uma vez que essas mães são cadastradas no programa do governo que disponibiliza essas fórmulas gratuitamente”.

O Programa atende crianças de zero a três anos de idade com suspeita ou diagnóstico de alergia alimentar ao leite de vaca. A distribuição gratuita é feita pela Secretaria de Saúde de cada estado.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

VEJA ISSO TAMBÉM