Vereadores pedem obras, ações de sinalização e limpeza em Parauapebas

Os vereadores Josivaldo da Farmácia (PP), Francisco Eloecio (Republicanos), Josemir Silva (Pros) e Léo Márcio (Pros) solicitaram ações de melhorias em Parauapebas, como obras, revitalização, sinalização, limpeza e medidas preventivas, em indicações aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (7).

Revitalização do Amazonas

Por meio da Indicação nº 439/2023, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) pediu que a prefeitura revitalize todo o bairro Amazonas. Segundo o parlamentar, os moradores da localidade se queixam sobre as condições em que se encontram as ruas atualmente devido aos buracos e falta de manutenção.

O vereador ainda destacou que “a situação tende a piorar devido à chegada do período chuvoso na região”. “Além do conforto e dignidade proporcionados, ainda irá valorizar os imóveis da região”.

Sinalização da região do Tropical

Já a Indicação nº 485/2023, proposta por Francisco Eloecio (Republicanos), solicitou à prefeitura que realize estudo de viabilidade técnica para a implantação de sinalização vertical e horizontal de trânsito, juntamente com redutores de velocidade, na Avenida Dubai com a Rua Jamaica, no Bairro Tropical, nas proximidades dos residenciais Ipê e Vale do Sol.

Segundo o vereador, vem ocorrendo acidentes frequentes no local que “infelizmente, resultam em perdas humanas, o que torna essencial que a administração municipal tome medidas imediatas para prevenir tais tragédias no futuro”.

“As medidas são essenciais para controlar o fluxo de veículos e reduzir a velocidade dos mesmos, o que certamente contribuirá para a prevenção de acidentes”, argumentou Eloecio.

Mutirão de limpeza em bairros

Josemir Silva (Pros) apresentou a Indicação nº 486/2023, na qual requisitou à prefeitura que realize mutirão de limpeza com a retirada de entulhos, mato e desobstrução de bueiros em todas as vias dos bairros Nova Carajás, Vila Nova, Vila Rica, Altamira e Betânia.

De acordo com o vereador, “principalmente em tempos chuvosos, as ruas ficam cobertas por água de esgoto, devido ao acúmulo de lixo e mato, causando odor e incômodo nas portas das residências e dos comércios, bem como a propagação de animais peçonhentos, roedores e insetos, favorecendo o crescimento de doenças. Certamente, com a limpeza geral essa situação será amenizada e até mesmo erradicada naquelas comunidades, além de gerar bem-estar e mais saúde”.

Ações emergenciais para período chuvoso

Por fim, a Indicação nº 492/2023, proposta por Léo Márcio (Pros), propôs que o Executivo crie um protocolo de ações emergenciais, como forma de prevenção para o período chuvoso de 2023/2024.

O parlamentar pediu “que sejam realizadas vistorias preventivas em estruturas públicas, mapeamento de áreas de risco, limpeza de boca de lobo e córregos, bem como intensificação de informe para a população sobre possíveis alertas vermelhos em razão de fortes chuvas”.

“Além disso, sugerimos também sejam convidados e incluídos outros atores públicos e privados, tais como bombeiros, policiais, empresa concessionária de energia e afins, com objetivo de garantir proteção e cuidado ao povo parauapebense, principalmente para aqueles que residem nas proximidades de áreas de risco”, concluiu.

As indicações foram enviadas para análise e as devidas providências do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

VEJA ISSO TAMBÉM