Com o alto valor dos combustíveis que a cada mês vem subindo ainda mais no Brasil, não tá fácil pra ninguém, uma pratica ilícita porem bastante conhecida e até mesmo utilizada por alguns postos de gasolina para ganhar um pouco mais é batizar a gasolina, . Como isso funciona, excesso de etanol anidro na gasolina, o permitido por lei é de 27%.
Como fazer o teste que indica se a gasolina foi adulterada
É importante que se use uma proveta para que o teste dê o resultado exato. Você pode usar um tubo de plástico ou de vidro.
Adicione 50 ml de água e 50 ml de gasolina dentro do tubo. Em seguida, misture bem o composto com um objetivo fino.
Perceba que as duas substâncias não se misturam, e a água ficará com a maior parte, pois o álcool presente dentro da gasolina naturalmente se deslocará para a água (Ou seja, não ficará 50/50). Além disso, por ser mais densa, a água estará na parte de baixo da proveta.
Avalie a quantidade de água e de gasolina dentro da proveta. Se a água preencheu 65 ml do tubo, por exemplo, significa dizer que, dentro de 50 ml dessa gasolina, 15 ml é de álcool. Em porcentagem, temos 30% de álcool dentro da gasolina. E sim, vale lembrar que tem a margem de erro de 1 ml devido o teste não ser executado em laboratório.
Assista ao vídeo:
[yotuwp type=”videos” id=”1u1f2NWBwVk” ]
Como a ANP permite apenas 27% de álcool dentro da gasolina, podemos dizer que esse é um exemplo de gasolina adulterada, o que fazer caso encontre irregularidade ao fazer o teste, basta fazer uma ligação para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ligar para a própria ANP através do telefone 0800 970-0267. É gratuito e seguro!
Consequência para estabelecimentos que vende combustível adulterado
1- Considerada uma das menores consequências é a multa que pode variar de R$ 20 mil até R$ 5 milhões.
2- Apreensão de bens produtos.
3- Ter o registro do produto cancelado na (ANP).
4- O estabelecimento pode ser impedido de receber o fornecimento de produto.
5- Suspensão temporária, total ou parcial da permissão de funcionamento do estabelecimento ou da instalação.
6- Cancelamento do registro de recebimento ou instalação.
7- Impedimento da atividade o posto que vende gasolina adulterada pode sofrer a revogação da autorização para exercer suas atividades.
Imagem: motowilly.com