42|RIO celebra parceria com a Vale e investe em capacitação profissional gratuita

Escola de programação anuncia patrocínio da mineradora global para capacitar gratuitamente estudantes na área de tecnologia

A escola francesa 42|RIO celebra uma importante parceria com a Vale. Com esta ação, a unidade carioca reforça a sua atuação de capacitar gratuitamente jovens e adultos que querem ingressar em um mercado de trabalho que não para de crescer e que demanda cada vez mais profissionais de tecnologia.Com o crescimento intenso do setor, e a já sentida falta de mão de obra qualificada, esta parceria, que é a primeira a ser firmada, proporcionará aos estudantes uma experiência de transformação de vida, por meio da educação.

“Estamos entusiasmados com essa parceria, a 42|RIO é uma instituição sem fins lucrativos e recebe este aporte com muita responsabilidade. Temos o desafio de proporcionar para o aluno uma capacitação adequada, pois a área exige cada vez mais preparo deste tipo de profissional. A Vale enxergou a nossa capacidade de transformar através da educação e esse incentivo, o primeiro recebido de uma grande instituição, mostra que podemos fazer parcerias para melhorar o ambiente em que vivemos”, comentou Leonardo Filardi, responsável pela operação da 42|RIO.

Além do já sabido déficit de profissionais da área de tecnologia, o país enfrenta uma alta nos índices desemprego que hoje chega a 14 milhões de pessoas que buscam por uma oportunidade no mercado. “Mesmo sabendo que temos um cenário preocupante de desemprego, é gratificante saber que, por outro lado, temos empresas como a Vale, engajadas para minimizar essa situação. Continuamos na prospecção de mais parcerias para assim podermos solidificar cada vez mais a 42|RIO”, finalizou Filardi.

“Para a Vale, o conhecimento e a cultura são poderosos instrumentos de transformação social. É com satisfação que patrocinamos a 42|RIO e celebramos seu papel ao ampliar os horizontes de jovens e adultos, trazendo oportunidades em um universo vibrante como o da inovação”, diz Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Assim como a Vale investe em promoção do conhecimento, a 42|RIO tem um papel social importante para dar continuidade neste ciclo de aprendizagem. Inclusivo, o ensino de programação, é gratuito e independente da classe social, o aluno, após passar pela fase de testes é aceito para o curso. A sede da 42|RIO está localizada na região do Porto Maravilha, localidade que está em constante desenvolvimento e estrategicamente posicionada perto de grandes empresas de inovação do país, o que aproxima ainda mais esses alunos ao mercado de trabalho.

Curso com inscrições abertas

Para participar do curso gratuito de programação, os interessados devem realizar um teste online classificatório que está disponível no site oficial da 42|RIO (https://42.rio/). Podem se inscrever os interessados de todo o país a partir de 18 anos, sem necessidade de conhecimento prévio em tecnologia. O aluno apto ao curso terá à disposição um modelo de ensino completamente inovador. Não há contatos com professores e não existem apostilas ou livros. Toda a aprendizagem se baseia em projetos e ações em equipe.

Sobre a 42|RIO

Referência mundial no processo de capacitação de programadores, a 42|RIO possui duas unidades no Brasil, localizadas nos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. De origem francesa, a instituição de ensino foi fundada em 2013 por Xavier Niel e está presente atualmente em mais de 30 países como Estados Unidos, Japão e Rússia. Seu modelo de aprendizado é gratuito e foge do tradicional, já que os alunos não contam com a figura de um professor, mas aprendem uns com os outros ao cumprirem, em grupo, os diversos desafios propostos.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o conhecimento. Com o objetivo de construir um legado para futuras gerações através de projetos que geram impacto positivo na vida das pessoas, tem, sob sua gestão, mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.

vale.com

Deixe um comentário