Auxílio emergencial: saque da 3ª parcela pode demorar quase três meses

Quem tem direito à terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 ou R$ 1.200 terá que esperar para sacar o benefício. Em alguns casos, essa espera pode ser de quase três meses.

A Caixa começa a depositar os valores da terceira parte neste sábado (27). O saque, porém, segue outro calendário. Os nascidos em janeiro, por exemplo, poderão fazer o saque já no mês que vem. Para quem faz aniversário em novembro e dezembro, porém, o saque ou a transferência só será possível a partir de 19 de setembro, ou seja, daqui a quase três meses.

O governo publicou o calendário de pagamento da 3ª parcela do auxílio. Por enquanto, apenas beneficiários do Bolsa Família com direito ao auxílio emergencial haviam recebido a 3ª parcela, seguindo o calendário de pagamentos do programa, conforme o número final do NIS. O pagamento do auxílio para inscritos no Bolsa Família vai até terça-feira (30).

Calendário de pagamentos

Serão dois calendários, ambos levando em conta o mês de nascimento do trabalhador.

No primeiro calendário, que começa neste sábado (27), o dinheiro será depositado em uma poupança digital da Caixa e, nesse caso, os valores poderão ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão virtual.

O segundo calendário, que começa em 18 de julho, é para o saque do auxílio em dinheiro nas agências da Caixa ou transferência dos recursos para outros bancos. Veja:

3ª parcela do auxílio emergencial
Depósito na poupança digital da Caixa
Mês de aniversário

Dia do depósito

Janeiro e fevereiro 27 de junho
Março e abril 30 de junho
Maio e junho 1º de julho
Julho e agosto 2 de julho
Setembro e outubro 3 de julho
Novembro e dezembro 4 de julho

Autorização para saques e transferências

Fonte: Ministério da Cidadania e Caixa Econômica Federal

Deixe um comentário