Com a crescente digitalização dos serviços, a vida de muitas pessoas se tornou mais “fácil”. A praticidade, no entanto, não atende a todos os públicos, em especial os idosos. É natural que pessoas mais velhas tenham dificuldades em lidar com a tecnologia, por isso muitas delas pedem ajuda na hora de fazer algo que envolva recursos tecnológicos e o mundo digital.
Foi exatamente isso que levou uma idosa a pedir ajuda de um vizinho para fazer uma portabilidade da conta cadastrada no aplicativo de um banco, onde ela recebe os valores da aposentadoria. O que ela não esperava é que o homem aplicasse um golpe que deixou um prejuízo para a vítima no valor de R$ 50 mil. O caso aconteceu no distrito de Mosqueiro, em Belém. O homem foi preso pela prática de estelionato. Ele já estava com mandado de prisão preventiva em aberto.
A idosa queria fazer a portabilidade entre bancos para poder continuar a receber seu benefício previdenciário no aplicativo que tinha instalado no celular. Para isso, ela pediu ajuda ao vizinho, que, em vez de realizar a portabilidade, habilitou o aplicativo bancário em seu aparelho pessoal. De posse do acesso da idosa à conta bancária, o golpista realizou diversos saques, transferências e empréstimos fraudulentos que, juntos, somam um prejuízo de R$ 50 mil.
Após a prisão, o homem confessou o crime e foi encaminhado para exame de corpo de delito. Em seguida, ele foi levado para o cárcere onde se encontra à disposição da justiça.
Foto: Divulgação/PCPA