Mas antes das obras iniciarem, as equipes de engenharia do programa realizam vistoria cautelar dos imóveis no entorno do Igarapé Ilha do Coco
Começou, na terça-feira, 4, a vistoria cautelar dos imóveis que estão no entorno do Igarapé Ilha do Coco, no bairro Liberdade. A ação é parte do procedimento padrão do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) antes do início de cada obra.
Nessa fase inicial, estima-se que cerca de 250 imóveis serão visitados para a realização da vistoria cautelar. Cada imóvel é inspecionado, com registro fotográfico e emissão de relatório contendo todas as especificações, incluindo fotos e dados pessoais de cada proprietário. Uma cópia do relatório será entregue ao proprietário, enquanto outra será mantida pelo Prosap, como respaldo das condições dos imóveis antes do início das obras.
Moradores locais estão otimistas em relação ao programa. Maria Gercina, aposentada e moradora do bairro Liberdade há 24 anos, destaca: “entendi que, se por acaso encontrarem algum problema além do que eles viram na minha casa, nessa vistoria, vão assumir a responsabilidade de consertar. Graças a Deus, mesmo com muitas máquinas pesadas passando por aqui, nunca não tivemos nenhum problema.”
A vistoria cautelar é uma medida preventiva que oferece respaldo tanto aos proprietários quanto ao Prosap. Em caso de danos decorrentes das movimentações de máquinas durante a obra, o programa terá um registro claro das condições iniciais dos imóveis.
Gabriela Leandro, engenheira civil do Prosap, complementa: “caso tenhamos motivado algum dano devido às atividades da obra, teremos esse respaldo para verificar se o dano foi realmente causado pela obra. Faremos os devidos reparos nos imóveis, caso seja constatado que o dano foi decorrente da obra”, diz a engenheira.
O Prosap reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança das obras realizadas, visando o bem-estar e a tranquilidade dos moradores dos bairros Liberdade, União e Rio Verde. A nova frente de obras é mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida na região e está prevista para iniciar no próximo mês de agosto.
Texto: Karine Gomes/Prosap
Fotos: acervo Prosap
Assessoria de Comunicação | PMP