Em função do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal, muitas pessoas vinham se aglomerando em frente às agências da Caixa Econômica de Parauapebas, nos bairros Rio Verde e Cidade Nova, alheias às possibilidades de contaminação pela Covid-19. Para minimizar os riscos de proliferação do novo coronavírus nesses locais, a Prefeitura de Parauapebas decidiu organizar as filas em parceria com o pessoal da Caixa Econômica.
Com tanta gente enfrentando sol e chuva e até dormindo na fila, o governo decidiu instalar 30 tendas em frente às agências, onde foram disponibilizadas 800 cadeiras para quem precisa ir ao banco.
“Além de dar um pouco de conforto a quem mais precisa, essa ação visa minimizar a proliferação do novo coronavírus no local, tendo em vista que as cadeiras ficam distantes umas das outras e os agentes da Defesa Civil aplicam álcool em gel nas mãos das pessoas que estão na fila”, detalha Denis Assunção, secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).
“A organização da fila é feita pelo pessoal da Caixa, que conta com o apoio também da Guarda Municipal. E a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) envia diariamente equipes para fazer a limpeza do local. É uma ação conjunta da prefeitura em prol da prevenção e da saúde das pessoas”, acrescenta Denis Assunção.
As estruturas foram instaladas no domingo, 02, e devem permanecer o tempo necessário para evitar aglomerações nos locais. Para a dona de casa Rosicleia Pereira da Silva, que foi receber seu benefício, a ação da prefeitura demonstra cuidado com a população. “Foi muito boa essa iniciativa. Eu estou na fila desde a madrugada, pelo menos tem as cadeiras para sentar e as tendas para nos proteger do sol”, apontou ela.
- Texto: Karine Gomes / Fotos: Irisvelton Silva