Prevenção contra HIV

Profissionais do sexo são beneficiados com essa medida de prevenção ao HIV

Sim, Existe uma prevenção contra o HIV que além da camisinha, essa medida preventiva se chama

PREP- Profilaxia Pre Exposição ao HIV, distribuída pelo SUS desde 2017.

A PREP é ofertada aos grupos chave que tem mais predisposição a HIV, são eles: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com outros homens, pessoas trans, gays e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

Triagem para receber a PREP: Não basta você chegar e pedir que automaticamente irá receber a PREP, você precisa se encaixar em alguns critérios para receber.

Um médico irá avaliar se a pessoa está exposta ao vírus por ter feito sexo anal ou vaginal sem preservativo nos últimos seis meses, apresentar episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e gonorreia.

Se o médico e o paciente concordarem que a PREP vai ajudar na prevenção, será necessário realizar exames para saber se a pessoa tem HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Também é preciso checar se os rins e o fígado estão funcionando bem, por meio de um exame de sangue. Se todas as avaliações estiverem em boas condições, a pessoa poderá usar a PREP.

Um outro ponto que vale ressaltar: não é pelo fato de existir medicamentos que podem ajudar a pessoa ter uma vida melhor que ela vai abandonar o uso do preservativo, existe vários efeitos colaterais para quem faz uso esses medicamentos, então o melhor remédio ainda continua sendo o uso da camisinha.

Redação Géssica Portácio 

Imagem:istoedinheiro.com

Deixe um comentário