Um alinhamento entre parcerias aproximou os participantes do projeto de horta comunitária do Bairro dos Minérios aos serviços prestados pela Prefeitura de Parauapebas que apoia a agricultura familiar e a geração de emprego e renda. A reunião ocorreu na Casa da Horta, nesta terça-feira, 4, e reuniu agricultores, representantes da Vale e do governo municipal.
“É daqui que muitas famílias carentes tiram o sustento. Por exemplo, um quilo de cebolinha é R$10,00, tem dias que um agricultor vende de 10 a 20 kg. Com o apoio da Prefeitura, vamos ter assistência técnica e insumos, o que vai melhorar a produção”, disse o coordenador da Casa da Horta, Rosalvo Frazão.
O projeto foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura e Vale e hoje mais de 20 famílias retiram o sustento por meio do cultivo de hortaliças. Durante a reunião, os agricultores apresentaram demandas em busca de melhorar suas produções.
“Para garantir o melhor desenvolvimento do projeto, a Sempror vai fornecer capacitação por meio de cursos de hortas e cooperativismo, assistência técnica, análise de solo, doação de calcário e avaliação do sistema de irrigação. Como resultado, esperamos que a produção seja ampliada, aumentando também a renda dessas famílias”, explicou o secretário de Produção Rural (Sempror), Elson Cardoso.
Texto e Foto: Erika Sarmanho
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP