Os efeitos da pandemia do novo coronavírus andam atingindo não somente a economia mundial, mas também muitos profissionais autônomos, entre eles músicos, bailarinos e atores, ou seja, aqueles que vivem em função da arte em suas cidades, bairros e comunidades. Nas últimas semanas, quem saía de casa para apresentar-se pelas ruas, ou até mesmo em teatros e espaços culturais, viu da noite para o dia suas performances serem canceladas, espaços fechados e possibilidades de realizarem seus espetáculos irem por água abaixo.
Para minimizar estes e outros impactos, o Instituto Ekloos, pioneiro no Brasil em aceleração social, com o patrocínio da Vale, acaba de criar o Festival Up!. O objetivo é “dar um up” na situação desses artistas, possibilitando que sejam remunerados pela criação de conteúdos em vídeo e que o público possa usufruir desses para o seu entretenimento. Uma junção do digital com a cultura e com o social.
“Artistas reconhecidos têm aproveitado esta época de isolamento social para oferecer performances ao vivo a seus fãs de forma gratuita pelo YouTube (“lives”). Estes eventos têm gerado milhões de visualizações em todo o país. Por que não dar visibilidade também para os artistas independentes, que ainda por cima precisam de recursos financeiros para sobreviver durante esta crise? O Festival UP! se propõe a isso, ajudar os artistas de todo Brasil e oferecer entretenimento para quem está em casa”, afirma Andréa Gomides, presidente do Instituto Ekloos.
|
|
Ouça e faça download da fala de Andréa Gomides, presidente do Instituto Ekloos
O Festival Up visa beneficiar mais de 1.000 artistas e ficará no ar durante três meses a partir do dia 19 de abril. Haverá atualizações todos os dias, possibilitando que o público se divirta, comente e compartilhe novidades na área artística.
“Nosso olhar ao patrocinar o Festival UP! foi direcionado aos artistas autônomos e independentes investindo em oportunidades de visibilidade às suas produções e fomentando as manifestações culturais brasileiras. Há duas décadas, a Vale investe em cultura no nosso país e neste momento precisamos nos unir e continuar apoiando o setor cultural”, comenta Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale.
Saiba como funciona
Serão cinco áreas: Música, Teatro, Dança, Literatura e Humor. Para cada uma delas basta que, os artistas publiquem conteúdos próprios no YouTube e, em seguida, façam a inscrição pela plataforma www.festivalup.org. Os curadores definirão se o conteúdo está apto a participar do Festival. Para cada vídeo aprovado, o artista receberá um cachê de R$ 300,00. Artistas já conhecidos do público e que queiram apoiar o festival podem enviar seu material de forma voluntária e gratuita. O Festival será aberto ao público no dia 19/04, às 14h e ficará disponível até o dia 13/07 às 23h59 (horário de Brasília). |
|
|
|
Ouça e faça download da fala de Christiana Saldanha, Gerente de Patrocínios da Vale
Sobre o Instituto Ekloos
Atuando há treze anos com o objetivo de apoiar outras organizações a se estruturarem e aperfeiçoarem seus processos para gerar mais impacto social, o Instituto Ekloos é pioneiro no modelo de Aceleradora Social e é a maior aceleradora social do Brasil, já tendo acelerado mais de 600 iniciativas de impacto social. Entre as organizações apoiadas pelo Instituto Ekloos, cerca de 85% estão no setor da Economia Criativa, por este motivo a equipe do Instituto Ekloos está extremamente sensibilizada pela situação de isolamento que impede artistas de realizarem seus espetáculos, o que causa um grave problema financeiro. O instituto também trabalha com as áreas de Responsabilidade Social de empresas, fundações e institutos, definindo estratégias de responsabilidade social e multiplicando o investimento através da gestão de iniciativas inovadoras.
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global, com sede no Brasil que acredita no potencial transformador da cultura e do conhecimento, por isso patrocina diversos projetos na área cultural e técnico-institucional. As iniciativas ocorrem em vários estados do país e vão desde a formação musical, preservação de patrimônios e festividades tradicionais até pesquisas científicas, eventos técnicos, preservação do meio ambiente, entre outros.
vale.com |
|